9 dicas para teres sucesso nos exames

junho 17, 2018


Em primeiro lugar quero pedir desculpa pela minha ausência nos últimos dias por aqui mas, em breve explicarei tudo num post. No entanto, não podia deixar passar em branco esta época tão crucial para tantas pessoas: a época de exames. Esta época é sempre um bocado caótica e stressante e, muitas vezes não sabemos para onde nos virar com tanta matéria. Assim, hoje trago dicas para terem sucesso nos exames, sejam eles nacionais ou da faculdade. 

Desligar a Internet- Este passo era fundamental para mim. Ao recebermos notificações a toda a hora faz com que, não nos concentremos totalmente e, seja uma tentação andar sempre a ver o que se passa nas redes sociais. 
Organização- Organizar as datas dos exames é essencial para conseguirem planear o vosso tempo e,  estudarem antecipadamente para cada disciplina. 
Fazer resumos- Fazer resumos do que é realmente importante na matéria é fundamental! E, mais tarde facilita muito no estudo. Podem ainda, sublinhar nos vossos resumos as palavras-chave, conceitos importantes e partes fundamentais. 
Música- Para muitos, a música é essencial na hora de estudar. No entanto, se fores como eu e começas a cantar, aconselho-te a ouvires música de concentração. 
Estudar em grupo- Sei que, para muitos, este tópico não resulta mas, na minha opinião ajuda muito a pôr a matéria em ordem pois, é uma forma de trocar ideias, apontamentos, exercícios e debitar a matéria uns aos outros, permitindo assim, saberem onde têm mais dificuldades. 
Estudar em locais públicos- Muitas das vezes começam a desanimar por estarem fechados em casa quando está um dia tão bonito lá fora, não é? Então, porque não juntar o útil ao agradável e estudarem ao ar livre num sítio calmo? 
Fazer pausas- Sempre tive este hábito e acho que é fundamental para um estudo saudável. Fazer pausas quando percebem que estão a ser tudo menos rentáveis no estudo é o melhor que fazem. Parem por uns minutos e façam algo para descontrair. No entanto, não se deitem na cama ou no sofá, acreditem que será bem mais difícil de voltarem ao estudo com energia. 
Perceber vs decorar- Há uma grande diferença entre perceber e decorar. Tentem perceber realmente o que estão a estudar e verão que as peças do puzzle vão-se encaixando ao longo do estudo. 
Voz alta- No final do estudo, tentem debitar toda a matéria em voz alta, como se a tivessem a explicar a alguém que nunca a tenha ouvido antes. Este era um dos métodos que mais resultava comigo!

E vocês estão em época de exames? Se sim, boa sorte a todos e não se esqueçam que, todos os esforços trazem uma recompensa. 
 Sejam felizes, xoxo - A Maria do Mar 🐚

You Might Also Like

8 comentários

  1. Quando andava em exames, também apliquei muitas destas dicas. Foram uma excelente ajuda para concentrar e ser produtiva :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A concentração às vezes é difícil com tanta coisa a distrair-nos :)
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Também aplicava muitas dessas dicas quando era estudante! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Para mim já acabaram os exames na licenciatura!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/06/ootd-79-black-white-is-always-good-idea.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem Beatriz. Espero que tenham corrido bem :)
      Um beijinho

      Eliminar
  4. Eu espero ter entrado hoje de férias, esta fase de exames é mesmo terrível.
    E também aplico muitas destas dicas e considero-as muito necessárias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes também me sentia meio perdida no meio de tanta matéria para estudar.
      Um beijinho e boas férias :)

      Eliminar

Subscribe