A crueldade do Óleo de Palma

maio 25, 2018


Actualmente deparamo-nos com uma maior preocupação, quer ao nível da saúde como do ambiente. Começa agora a aparecer mais procura por opções menos prejudiciais para o ambiente, como é o caso do plástico e, do qual, já foi assunto por aqui no blog. 
No entanto, há um assunto que nunca é muito falado: o óleo de palma. Para quem não sabe, este óleo é extraído da palmeira dendém e, é muito utilizado pela indústria alimentar, devido ao seu baixo preço de produção. É difícil encontrar produtos em que não esteja presente no rótulo óleo de palma e, muitas vezes, está por detrás dos óleos vegetais ou de outras denominações (palmitato de sódio ou somente palmitate, azeite de dendê ou desdém, ou óleo de palmiste). Quase todos os produtos que compramos diariamente, como é o exemplo do pão, cereais, bolachas, nutella, batatas fritas, enlatados, entre outros alimentos e, nos produtos relacionados com cosmética utilizam este óleo para a sua confecção. Assim percebemos que, mesmo tentando evitar a compra de produtos com este óleo na sua composição chegamos rapidamente à conclusão de que é quase impossível. 
Mas o que eu quero realmente relatar hoje, através deste post é a verdade, "dura e crua"! Pois é, devido à elevada produção deste óleo milhares de habitats naturais estão a ser destruídos consequentemente, a extinção de várias espécies. Deste modo, estamos perante um desastre ambiental ao qual, muitos querem fechar os olhos. Assim, as florestas tropicais estão a ser destruídas para dar lugar a plantações de palmeiras dendém que, contém o tão contemplado óleo. 
Valerá a pena a destruição do nosso planeta, a casa de milhares de animais por um pequeno prazer que poderia muito bem (na maioria dos casos) não utilizar este ingrediente? Valerá a pena a morte de tantos seres vivos inocentes? 


O orangotango é uma das espécies que corre o risco de ficar em vias de extinção devido à desflorestação do seu habitat natural.









Está nas nossas mãos fazer com quem as mentalidades mudem, que os governos e as indústrias mudem! Não podemos continuar a sacrificar tudo o que está ao nosso redor e, continuarmos a fingir que está tudo bem, porque não está! 
Verifiquem sempre muito bem os rótulos (até mesmo produtos biológicos podem conter óleo de palma) e assinem petições online. A nossa voz é a mudança. 
Sejam felizes, xoxo - A Maria do Mar 🐚

You Might Also Like

6 comentários

  1. Ganhas consciências destas assuntos consegue ser avassalador, porque é uma realidade bastante dura :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Pena muitas pessoas não terem conhecimento do que se passa. :/

      Eliminar
  2. Que realidade tão dura! Não fazia ideia...

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito mesmo Marta. Fico feliz em saber que agora já tens conhecimento desta realidade :)
      Um beijinho

      Eliminar
  3. Obrigada pela partilha.

    Vou ter em consideração!

    ResponderEliminar

Subscribe