Acabei a faculdade e agora?

outubro 02, 2017



Allô allô malta.

Hoje venho-vos falar de um tema que, eu considero o começo de uma etapa muito importante na vida de qualquer pessoa... a iniciação no mercado de trabalho. Pois é, para quem leu o meu primeiro post aqui no blog, saberá que sou licenciada e pós-graduada. Comecei a minha aventura enquanto estudante universitária em Setembro de 2012 e terminei em Julho de 2016. Apesar de ter gostado muito da minha licenciatura, a minha especialização foi aquilo que eu sempre sonhei e idealizei fazer no futuro. Nesse ano, senti-me realizada e feliz, tão feliz...
Quando regressei a casa, a adaptação não foi muito fácil. Depois de 4 anos, a viver sozinha, é complicado voltar a morar com a minha mãe e a minha avó. Foi aqui, que começou mais uma fase da minha vida: a procura de emprego. Contudo, até agora, não consegui encontrar nada na minha área, nem um estágio profissional, acabando por trabalhar em outras áreas que nada têm haver comigo.
Um bom currículo é sempre um enorme passo para sermos aceite num cargo,  por isso, hoje vou dar-vos algumas dicas para melhorarem o vosso :
  • Façam voluntariado
  • Realizem estágios 
  • Participem em conferências
  • Inscrevam-se em Workshop's da área
  • Trabalhem na vossa área enquanto freelancer
  • Peçam cartas de recomendação. Se possível, peçam ao professor da cadeira que mais se identifica com o que querem fazer no futuro (será sempre uma mais valia).
  • Invistam na aprendizagem de novas línguas e melhorem as que já falam.
  • Criem uma conta num network (por exemplo o LinkedIn).
Por muito desanimante que é estudar tantos anos e não conseguir trabalho na área, não desistam, tudo acontece no tempo certo. Para os que conseguiram trabalho na área dou-vos os parabéns e um conselho: dêem sempre o vosso melhor e não tomem nada como garantido.
Sejam felizes, xoxo - A Maria do Mar 🐚 

You Might Also Like

1 comentários

  1. E aqueles que não têm formação superior? Tens algum conselho em particular ou são os mesmos? 🤔🤔

    ResponderEliminar

Subscribe